writing the history of the present. collaborative editing of the technopolitics timeline

Technopolitics Working GroupMonitores: Nayara Benatti (mestre – IAU-USP) e Gabriel Botasso (mestrando – IAU.USP)

Quais são as relações entre práticas artísticas/intelectuais e processos históricos de larga escala? Como ambos evoluíram na Sociedade da Informação? O período contemporâneo representa uma continuação dessa evolução ou constitui uma crise transformadora que leva a um novo paradigma? Estas são algumas das questões centrais que Technopolics como um projeto internacional em andamento de pesquisa artística está interessado.

O aspecto visual mais proeminente do projeto é a TECHNOPOLITICS TIMELINE. A Linha do Tempo, uma impressão de 20 x 1,5 metros, traça a Sociedade da Informação a partir do ano 1900 até hoje e contém cerca de 500 entradas de eventos que contribuíram para o surgimento e transformação de nossa era. Essas entradas são organizadas em seis categorias horizontais e 12 tags verticais.

A Linha do Tempo será acompanhada por material audiovisual e impresso que contextualiza as entradas. Uma camada contextual adicional é fornecida por três visualizações de rede das entradas da Linha do Tempo identificadas na Wikipédia multilíngue, as quais geram uma visão  crowdsourcing sobre seus relacionamentos semânticos.

No formato do Curated Knowledge Space, a Linha do Tempo e o material associado fornecem a estrutura para uma exploração aberta da gênese e da configuração atual de nossas realidades tecnoculturais compartilhadas, propiciando um diálogo transcultural que visa expandí-la e transformá-la. Em oficinas e palestras com artistas, pesquisadores e estudantes, a noção da Sociedade da Informação – e os eventos tomados como centrais para o seu desenvolvimento – é questionada, avaliada e reformulada. Cada nova entrada resultante dessas discussões substitui uma entrada existente, abrindo a Linha do Tempo para a diversidade cultural, social e política.

O desenvolvimento da TECHNOPOLITICS TIMELINE ocorreu, desde o início, como um processo colaborativo para permitir que diferentes perspectivas coexistam dentro de uma estrutura unificada, mas aberta. Seu princípio de organização relativamente simples e sua estrutura modular permitem edições múltiplas e paralelas e reúnem diferentes perspectivas, que fazem reivindicações conflitantes de relevância para o desenvolvimento global da Sociedade da Informação.

O workshop será realizado, reunindo pesquisadores e artistas para um exame crítico transcultural e revisão da Linha do Tempo (atualmente v4.0). Os resultados do workshop serão visíveis como edições adicionadas, resultando na Timeline v5.0, destacando o caráter processual e aberto do projeto.

Technopolitics é um grupo de pesquisa interdisciplinar baseado em Viena, uma plataforma de artistas, jornalistas, pesquisadores, designers e desenvolvedores.

Datas

Workshop 1 – The Timeline & The Curated Knowledge Space
5 de novembro de 2018 – das 14hs às 18hs

Palestra – Contextualizing the Timeline on the Web (aberta ao público)
Doron Goldfarb, membro de Technopolitics Working Group
5 de novembro de 2018 – das 18hs às 19hs

Resumo
Esta palestra apresenta um experimento de dados realizado no contexto da Technopolitics Timeline, durante o qual seus editores mapearam entradas individuais para artigos relacionados à Wikipédia multilíngue. Os hiperlinks mútuos entre esses artigos representam uma camada complementar de relações semânticas em todo o conteúdo da Timeline, conforme foi percebida pela comunidade global da Wikipédia, a partir de sua exploração. A análise e a visualização da rede revelaram uma visão quantitativa interessante da estrutura de entradas da Timeline na enciclopédia gratuita e em suas diferentes versões linguísticas, convidando a refletir sobre o conteúdo da linha do tempo e sua estrutura categorial subjacente.

Workshop 2: Editing the Timeline
6 de novembro de 2018 – das 13h às 18hs

Duração
10 horas

Participantes alvo
artistas, arquitetos, pesquisadores e produtores culturais 

Número de participantes
15

Inscrição
somente por convite