o digital como método

O digital como método: modelos físicos, visualizações de arquitetura

Núcleo de Manufatura Avançada EESC-USP, de 05 a 09 de novembro
Av. Dr. Carlos Botelho, São Carlos – SP, Brasil [13561-003]

Curadores
Anja Pratschke (USP – Universidade de São Paulo | Brasil)
Marcelo Tramontano (USP – Universidade de São Paulo | Brasil)

Apresentação

Desde 2011, o Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo vem promovendo a integração dos laboratórios de Informática, de Modelos, e ateliês de Projeto, nas instâncias de Ensino, Pesquisa e Extensão. Esta convergência reforça as relações entre processos de projeto, meios digitais para representação e organização de informações, e fabricação de modelos e componentes construtivos. A produção de modelos físicos, auxiliada por técnicas de fabricação digital a partir de modelagem computacional paramétrica, desempenha um papel central tanto no estudo de obras realizadas quanto em diferentes momentos dos processos de projeto.

A exposição “O digital como método” propõe uma reflexão sobre possibilidades oferecidas pelos meios digitais de ampliação dos procedimentos clássicos de projeto de Arquitetura, seja pelo uso de programas computacionais de modelagem em ambiente digital, seja através da construção de representações físicas de edificações e seus componentes.

Todos os modelos apresentados foram concebidos e realizados por alunos de disciplinas obrigatórias do Primeiro e do Terceiro anos do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, utilizando máquinas de corte a laser e de impressão 3D, eventualmente incluindo técnicas construtivas convencionais. Este processo beneficia-se igualmente do resultado de estudos e experimentações sobre designparamétrico e fabricação digital desenvolvidos no Nomads.usp, Núcleo de Estudos de Habitares Interativos, da mesma instituição.

Os modelos que compõem a Seção ZOOM OUT resultam de um exercício proposto pela disciplina “Informática na Arquitetura”, no Primeiro Ano do curso, sob responsabilidade da Profa. Dra. Anja Pratschke. O exercício “Arquiteto Insight” tem como objetivo promover aproximações de aspectos da produção de arquitetos selecionados por sua originalidade e reconhecimento por estudiosos e profissionais da área. Ele promove a construção de um primeiro repertório da produção arquitetônica contemporânea, através de leituras iniciais auxiliadas por processos de modelagem. A construção da maquete eletrônica, através da modelagem BIM, permite aprofundar conceitos e técnicas próprios ao uso da parametrização em arquitetura. Em seguida, no processo de fabricação digital de modelos físicos a partir das maquetes eletrônicas, os alunos familiarizam-se com procedimentos e maquinário de corte a laser e impressão 3D. Selecionados dentre estudos e realizações disponibilizados pela Fundação Make it Right, os 26 projetos residenciais que compõem esta mostra têm em comum preocupações ambientais e ecológicas, e estratégias de baixo custo.

A Seção ZOOM IN reúne 8 modelos produzidos no âmbito da disciplina “Projeto 3: Arquitetura, Cidade, Paisagem”, do Terceiro Ano, conduzida pelos Profs. Drs. Marcelo Tramontano, Renato Anelli, Camila Moreno e Bruno Daminelli. São parte de um exercício que visa projetar uma Escola Estadual de Segundo Grau segundo as especificações técnicas da FDE, Fundação para o Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo. Os projetos são inteiramente desenvolvidos em programas computacionais BIM, desde sua concepção inicial, estreitamente relacionada com seu entorno urbano, até as fases de detalhamento, etapas de execução e orçamento. Cada grupo de sete alunas e alunos produz, ao longo do semestre, diversos modelos físicos parciais e reduzidos, apoiando e subsidiando suas decisões de projeto. Os modelos físicos aqui apresentados buscam antecipar questões construtivas das edificações projetadas, associando técnicas de fabricação digital e procedimentos próximos daqueles a serem utilizados na realização da obra.