o uso de RPAs (sistemas de aeronaves remotamente pilotadas) no contexto das lutas por moradia e preservação patrimonial

Júlio Cesar Pedrassoli (professor EP-UFBA) e Marcel Fantin (professor IAU-USP); Monitores: Augusto César Oyama e Ivan Langone Francioni Coelho (graduandos EESC-USP)

Propõe oferecer aos participantes uma visão generalista sobre aerofotogrametria e modelagem com RPAS (drones), assim como sobre as possibilidades de uso dessa tecnologia em atividades de luta por moradia e de preservação do patrimônio cultural. Para tanto, pretende-se apresentar as diferentes plataformas, sensores e aplicações na área de geomática, incluindo a aquisição de imagens por aerolevantamento, assim como a produção de ortofotos, modelagem, tratamento, análise e representação das informações adquiridas.

Conteúdo
Evolução histórica e estado da arte. Diferentes tipos de drones e suas aplicações. RPAS (drones): do uso militar ao ativismo. Legislação brasileira que regula o uso dessas aeronaves. Os riscos da regulação para a construção das lutas sociais com drones. Potencialidades e desafios dos levantamentos com RPAS na arquitetura e urbanismo. Os diferentes tipos de sensores e instrumentos transportáveis por drones. Aerofotogrametria: aspectos teóricos. Construindo um plano de voo para fins fotogramétricos. Considerações sobre o suporte topográfico necessário para o georreferenciamento de produtos cartográficos e seu controle de qualidade. Realização de um levantamento aerofotogramétrico: aula de campo. Tratamento de dados e imagens com alguns dos programas fotogramétricos mais utilizados em projetos baseados em RPAS. Modelagem:  processamento e reconstrucao tridimensional das imagens obtidas em campo. Conclusão dos exercícios práticos. Feedback: a inserção dos RPAS nas lutas sociais.

Método
Aulas expositivas e em laboratório de informática e demonstrações práticas em aula de campo. A opção e alternância das atividades ou adoção de alternativas metodológicas dependem do número de inscritos, das condições meteorológicas e da disponibilidade de equipamentos para aerolevantamento e informática.

Datas
05 e 06 de novembro de 2018, das 9 às 18h

Local
Sala CPDigi – IAU

Participantes-alvo
Alunos de graduação e pós-graduação,  professores e pesquisadores das áreas de arquitetura e urbanismo
Não requer o conhecimento prévio de software

 Número de participantes
Entre 08 e 18

Inscrição