sede

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP) é uma das unidades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade de São Paulo (USP), instituição pública e de padrão mundial, que hoje integra um grupo seleto reconhecido por diferentes rankings internacionais. A USP ocupa o 71º. lugar no Ranking SIR “All regions and countries” e 1º. no Ranking SIR “ Latin America” (SCImago Institutions Rankings).

O IAU-USP integra o campus São Carlos juntamente com outros 4 unidades: Escola de Engenharia, Instituto de Física, Instituto de Química e Instituto de Ciências Matemáticas e Computação. Os Cursos de Arquitetura e Urbanismo da USP (campus São Paulo e São Carlos) , pela excelência em suas atividades, têm destaque atestado em diversos rankings, entre eles, a 35posição no QS World University Ranking 2017  na área de Arquitetura / Ambiente Construído.

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo foi criado em 1971 com um mestrado pioneiro no Brasil em industrialização das construções, e o doutorado teve início em 2003. Foram concluídas ao longo da história do Programa, 595 dissertações de mestrado e 124 doutorados.

O IAU-USP possui atualmente 38 professores,  216 alunos de graduação e 170 alunos de pós-graduação. Quanto à infraestrutura do IAU-USP, destacam-se os laboratórios: de modelos e maquetes, de construção civil, de conforto ambiental, de fabricação digital e de desenho livre digital; além de um centro de produção digital.